letra cifra
início | curadoria | pesquisa | critérios | textos | músicas | depoimentos | mural | busca
Trombadinha (Sâo Paulo by Day)
Nos anos 70, o Joelho de Porco se destaca em São Paulo, fazendo uso de um humor mais ácido e crítico, entre a tradição rock and roll e a emergência do punk rock.

As críticas as mudanças da sociedade de uma São Paulo onde já não é mais segura para se caminhar por suas ruas, são mostradas de forma teatral, performática, conquistando a empatia do seu fiel público.

Um clássico paulistano e umas das mais famosas músicas de um dos grupos que inauguraram o humor assumido na música brasileira.


Voltar
Andando nas ruas do centro
Cruzando o viaduto do chá
Eis que me vejo cercado
Trombadinhas querendo

Me assaltar, me assaltar

Andando nas ruas do centro
Cruzando o viaduto do chá
Eis que me vejo cercado
Trombadinhas querendo

Me assaltar, me assaltar

Trombadinhas que são
Que fazem do assalto a sua profissão
Na avenida São João

Bebericando cachaça
Sandália havaiana
Tentando assaltar
Na praça Don José Gaspar

Tira a mão do meu bolso



"Amadrinhado" pela cantora Aracy de Almeida e precursor do movimento punk no Brasil, o grupo paulistano surgiu em maio de 1972, quando tocaram no TUCA, em São Paulo, e era formado por Tico Terpins (violão,voz, guitarra base - ex-Os Baobás); Gerson Tatini (baixista que tocou guitarra por alguns meses, em 1972); Walter Baillot (guitarra solo - ex-Provos e Século XX - substituto de Gerson Tatini, convidado pelo baixista Rodolfo Ayres Braga); Próspero Albanese (bateria e vocais); Conrado Assis Ruiz (guitarra, piano e vocais - ex-Mona); e, Rodolfo Ayres Braga (baixo e vocais - ex-Terreno Baldio, ex-The Jet Black's).

Com esta formação, em 1972 gravaram o compacto simples "Se Você Vai de Xaxado, Eu Vou de Rock And Roll/Fly America", produzido pelo ex-Mutantes Arnaldo Baptista. Dois anos depois, o Joelho lançou seu primeiro LP, "São Paulo 1554/Hoje"; um dos mais elogiados discos do pop da época, misturando rock pesado e referências tropicalistas em faixas como "Boeing 723897" e "Mardito Fiapo de Manga".

Leia mais em Wikipedia