Desde o início das pesquisas, a curadoria do projeto Música de São Paulo – da Catira ao Rap, entendeu que o melhor caminho seria escolher uma seleção de músicas representativas para, através dela, homenagear todos que de alguma maneira contribuíram para a identidade da musica paulista.
Os critérios obviamente são: a importância e qualidade da obra, representatividade, notoriedade, popularidade, o espírito, o sotaque e acima de tudo, sua identidade com São Paulo e que tenha contribuído para construir a sua história musical.
Inicialmente, pontuamos também a condição de que todos os compositores homenageados fossem nascidos em São Paulo. Porém, ao final de nossas discussões, nos rendemos a algumas exceções, de artistas que adotaram e foram adotados por São Paulo. Compositores que traduziram sua história como autênticos paulistas.
Pensou-se também no aspecto sócio-cultural envolvendo movimentos do passado e recentes que São Paulo sempre acolheu, foi palco e proporcionou para a história e para a vida cultural brasileira.
Foram selecionadas essas músicas, dentre muitas que também representam tudo da música de São Paulo. Através delas, tentamos mostrar o caminho para todas essas outras canções e momentos maravilhosos do cancioneiro paulista. Pelo menos as setas e o caminho estão à disposição de todos.
Para ilustrar a abrangência de tudo o que foi debatido pela curadoria, reproduzimos aqui as listas das obras escolhidas inicialmente por cada um dos curadores:
Paulinho Boca de Cantor
Sergio Molina
Mauricio Pereira
Ivan Vilela