início | curadoria | pesquisa | critérios | textos | músicas | depoimentos | mural | busca
Curadoria

Para compor a curadoria, convidamos nomes que atuam de várias maneiras na música de São Paulo. Músicos, cantores e compositores, com trabalhos brilhantes na área e interessados na história da nossa musicalidade: Paulinho Boca de Cantor, Sérgio Molina, Mauricio Pereira e Ivan Vilela.
Em reuniões marcadas pela tranquilidade e muito humor, chegaram à conclusão que através de musicas, seria um caminho que contasse essa história por elas mesmas. Um caminho tortuoso, pois são muitas e muitas músicas que poderiam ser selecionadas e que expressam o verdadeiro espírito de São Paulo.
Mas eles toparam o desafio. Cada um fez sua seleção e apresentou suas justificativas. Muito consenso, poucas discordâncias, muita conversa e foram eleitas 36 canções de várias fases da música de São Paulo. Através delas, vamos conhecer essa história.

Paulinho Boca de Cantor
Nasceu em Santa Inês, Bahia, em 28 de junho de 1946. Compositor e cantor popular, integrante do grupo Novos Baianos, além de se apresentar desde 1969 em shows musicais por todo Brasil é também um estudioso da origem da musicalidade Brasileira tem produzido e apresentado trabalhos musicais, resultado de pesquisas e de resgate histórico do patrimônio artístico e cultural, entre eles Do lundu ao axé – Bahia de todas as músicas (2002) e o projeto A bossa do boca – 100 anos de música no Brasil (2007), através do Ministério da Cultura e pelo Fundo Estadual da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Sérgio Molina
Compositor e violonista, doutorando em música popular e mestre em musicologia pela ECA-USP (Os Sistemas Conjugados de Béla Bartok). É professor de Historia, Análise de Música Popular e Monografia na FASM e de Composição na Uni-Fiam Faam e UEPA-Carlos Gomes (PA). Tem diversas estréias internacionais de peças clássicas com destaque para O Percurso das Almas Cansadas (concertino para quarteto de violões e cordas) em 2005 no Festival de Round Top (EUA). Em 2009 lançou o premiado CD Sem pensar nem pensar - parcerias com Itamar Assumpção na voz de Miriam Maria. É idealizador e professor do Curso de Degustação Musical, colaborador do Guia de Livros, Discos e Filmes da Folha de São Paulo (desde 2008), e da Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga (desde 2007).

Mauricio Pereira
Nascido em São Paulo, compositor, cantor, saxofonista e produtor musical, além de ator e jornalista, integrou nos anos 80 a banda Os Mulheres Negras, que se caracterizava por sua teatralidade e experimentalismo, e que lançou 2 discos – atualmente esgotados – Música e Ciência em 88, e Música Serve pra Isso em 90. Tem quatro discos solo lançados: Na Tradição (1995), Mergulhar na Surpresa (1998), Canções que Um Dia Você Já Assobiou – vol.1 (2003) e Pra Marte (2007). Regularmente, realiza oficinas e palestras sobre composição de canções, sobre produção cultural, sobre produção de discos e shows, e participa de programas de formação de público para música (para universidades, prefeituras e instituições como SESC, SESI, Fundação Bienal, Itaú Cultural, Soc. de Cultura Artística).

Ivan Vilela
Violonista e compositor e Diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. É idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira. Compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão a partir do libreto de Jehovah Amaral. É professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo CMU-ECA-USP, onde leciona História da Música Popular Brasileira e Viola Caipira. Trabalha como pesquisador há mais de vinte anos, enfocando manifestações da cultura popular em Minas Gerais e São Paulo. Consultor musical do Museu da Pessoa no projeto de criação do portal sobre o Clube da Esquina (2004). Curador do seminário Caipira: cultura, identidade e mercado, no Instituto de Artes-UNICAMP (2003) e do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola (2004 e 2005). Membro do Conselho Editorial da Revista de Cultura Artística da FEALQ – ESALQ – USP e da Revista Resgate do Centro de Memória da UNICAMP.