Ave Maria é uma típica valsa do primeiro quarto do século XX. A formação de pianista de Erothides de Campos, natural de Cabreúva, contribui para a consistência melódica e harmônica da canção que chegou a ser gravada por Francisco Alves.
Sua forte característica é o Lirismo, influência da cultura popular camponesa que inundou as cidades do velho mundo e, num espaço de duzentos anos, criou, concomitantemente os primeiros gêneros das canções populares em diversos países. A
ballad na Inglaterra, a
ariète na França, a
seguidilla na Espanha, a
canzonetta na Itália. Portugal, sem uma canção popular a oferecer emprestou do Brasil a modinha e o lundu.
Desde o final dos anos setecentos e principalmente nos oitocentos reparamos o abismo melódico que se interpõe entre as modinhas brasileiras e as portuguesas, entre as cantigas de roda brasileiras e as portuguesas. Este lirismo, em parte ligado ao bel canto italiano, fez com que a geração que adentrou o século XX compusesse se derramando em melodismos. Villa-Lobos, Marcelo Tupinambá, Erothides de Campos e, um pouco mais adiante, Francisco Mignone (que compunha temas sertanejos com o nome de Chico Bororó) nos dão uma bela mostra disso.
Erothides representa com maestria este lirismo consoante à canção paulista do início do século XX. Na letra, a memória auditiva do soar do sino desperta a saudade de alguém. A cruz do campanário simboliza a da morte desse amor.
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Erothides de Campos, compositor e instrumentista, nasceu em Cabreúva SP (15/10/1896) e faleceu em Piracicaba SP (20/3/1945). Aos oito anos iniciou estudos de piano com Francisca Júlia da Silva, poetisa de renome e pianista, e aos 12 anos, integrava uma das bandas de sua cidade, época em que também começou a compor. Em 1905 deixou Cabreúva e matriculou-se, em São Paulo SP, no Liceu Coração de Jesus, onde foi descoberto como exímio flautista.
Em 1908 mudou-se para Piracicaba, onde integrou o conjunto musical da cidade. Nessa cidade, em 1917, escreveu a valsa Mariinha, com versos de Melo Aires, sua primeira composição impressa, editada para piano e orquestra em 1918, com pleno sucesso. Nesse ano transferiu-se para São Carlos SP, onde organizou a orquestra do Cine São Carlos.
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