O deboche também seria a estratégia bem humorada que a banda paulistana Ultraje a Rigor utilizaria para conseguir invadir a praia de sotaques eminentemente cariocas do chamado “Rock Brasileiro” que se instalava, pela força das gravadoras, na mídia dos anos 80.
Marcas registradas de nossa suposta brasilidade pareciam estar em discussão nos versos de Roger em Inútil: “a gente não sabemos escolher presidente, (...) a gente faz música e não consegue gravar, a gente joga bola e não consegue ganhar”. Era verdade, Collor seria eleito em breve, a seleção brasileira acumulava decepções, e a música mais engenhosa encontrava cada vez mais dificuldade em ser registrar em fonogramas.
Inútil, sem dúvida, é um dos hinos do rock paulista dos anos 80 (vale lembrar que a gente só voltou a votar pra presidente em 1990…). Essa canção faz parte do LP "Nós Vamos Invadir Sua Praia", onde o Ultraje a Rigor radiografa a juventude da classe média com hits ao mesmo tempo toscos e sensíveis sobre o feeling de ser um rebelde sem causa.
Clique aqui para ouvir a música
Voltar
Roger Rocha Moreira (São Paulo, 12 de Setembro de 1956) é músico paulista idealizador, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock brasileira Ultraje a Rigor.
Cursou o primeiro grau (primário e ginásio) no Liceu Pasteur e o segundo grau (colegial) no Colégio Objetivo. Cursou até o terceiro ano de Arquitetura na Universidade Mackenzie. É formado em inglês pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América. Fez o Conservatório Dramático e Musical, o Conservatório Musical Brooklin Paulista, o Clam e a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Morou em San Francisco, no estado da Califórnia, por um ano e meio, entre 1979 e 1980. Toca guitarra e flauta.
Leia mais em Wikipedia